Genebra - Para marcar o Dia Mundial do Coração 2015, a Federação Mundial do Coração,
seus membros e parceiros estão convidando a comunidade mundial para garantir o direito a ambientes saudáveis para o coração, para que pessoas de todo o mundo tenham a oportunidade de fazer escolhas saudáveis para o coração.
As doenças cardiovasculares, incluindo a doença cardíaca e o acidente vascular cerebral, são as doenças que mais matam no mundo. Todos os anos, elas são responsáveis por 17,3 milhões de mortes prematuras e em 2030 este número deverá aumentar para 23 milhões. Pelo menos 80% dessas mortes ocorrem em países de baixa e média renda, onde os recursos humanos e financeiros são mais limitados. Apesar disso, as mortes mais prematuras causadas por doenças cardiovasculares poderiam ser evitadas por meio do controle de fatores de risco como tabagismo, inatividade física e pressão arterial elevada, todos os quais são fortemente ligados com o ambiente em que uma pessoa vive.
O Dia Mundial do Coração une pessoas de todos os países e de circunstâncias diferentes na luta contra doenças cardiovasculares e inspira e impulsiona a ação internacional para incentivar uma vida saudável para o coração em todo o mundo. As pessoas podem unir-se à causa para escolhas saudáveis para o coração para todos, em todos os lugares, tirando um selfie do seu Coração Saudável e compartilhando-o no Twitter usando os hashtags #WHD2015 e #heartchoices. Além disso, durante o Dia Mundial do Coração 2015, diversas atividades como palestras públicas e filmes, caminhadas e corridas, seminários e eventos esportivos serão organizados pela Federação Mundial do Coração, seus membros, parceiros e outras organizações em todo o mundo.
Dr. Salim Yusuf, Presidente da Federação Mundial do Coração, explica a importância do Dia Mundial do Coração: "Temos uma oportunidade para reduzir a carga de doença cardíaca e acidente vascular cerebral e para mudar o rumo dessas doenças e seu impacto global, incentivando e apoiando escolhas saudáveis para o coração para todos, em todos os lugares. No Dia Mundial do Coração, mais de 120 países estão se unindo para incentivar indivíduos, famílias, comunidades e governos a tomarem medidas para reduzir o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. Peço a todos que se unam a nós e se envolvam, independentemente do tamanho do esforço que possam fazer, tudo conta."
Todas as pessoas têm o direito de fazer escolhas positivas e saudáveis para o coração, onde quer que morem, trabalhem e se divertam. No entanto, com muita frequência, a sociedade "culpa" o indivíduo: você fuma, você come e bebe demais, você não faz exercícios. Mas os ambientes que ocupamos podem encorajar ou desencorajar as escolhas que fazemos para sermos mais saudáveis com o coração e todas as pessoas têm o direito de escolher uma vida saudável para o coração, independentemente de onde morem, trabalhem e se divirtam.
Johanna Ralston, Diretora Executiva da Federação Mundial do Coração, disse: "Garantir que os indivíduos tenham acesso a ambientes saudáveis para o coração exige uma ação imediata a nível nacional e internacional. Queremos que as pessoas de todo o mundo tenham acesso a opções saudáveis para o coração que reduzam seu risco de desenvolver ou morrer devido à uma doença cardiovascular, incluindo doença cardíaca e acidente vascular cerebral. Existem oportunidades reais para proporcionar iniciativas como a proibição de fumar em parques públicos e a eliminação da publicidade de fast food e tabaco, que podem fazer uma grande diferença para a saúde do coração das pessoas. "
Para mais informações sobre o Dia Mundial do Coração, visite: www.worldheartday.org
Acesse o vídeo do Dia Mundial do Coração 2015 aqui: https://www.youtube.com/watch?v=IUDls0uulOo
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/worldheartfed e use os hashtags #WHD2015 e #heartchoices
Curta-nos no Facebook: www.facebook.com/worldheartday
ENDS
Para mais informações ou para marcar uma entrevista, entre em contato com:
Laetitia Laporte
T: 0207 067 0552
E: llaporte@webershandwick.com
Rosie Ireland
T: 0207 067 0190
E: rireland@webershandwick.com
Sobre a Federação Mundial do Coração
A Federação Mundial do Coração é a única organização mundial de defesa e liderança que reúne a comunidade de doença cardiovascular para ajudar as pessoas em todos os lugares a terem vidas com o coração saudável. Almejamos um mundo onde existam pelo menos 25% menos de mortes prematuras devido a doenças cardiovasculares até 2025. É por isso que nós e os nossos mais de 200 membros trabalhamos com coragem para acabar com as mortes desnecessárias devido à exposição ao tabaco e outros fatores de risco, à falta de acesso a tratamento, e a doenças negligenciadas como as doenças cardíacas reumáticas que matam centenas de milhares de crianças todos os anos. Em 100 países, com seus membros, a Federação Mundial do Coração trabalha para desenvolver um compromisso global para abordar a saúde cardiovascular a nível político, gera e troca ideias, compartilha as melhores práticas, faz avanços no conhecimento científico e promove a transferência de conhecimentos para combater as doenças cardiovasculares - que mais matam pessoas no mundo. A Federação Mundial do Coração lidera em termos de conduzir a agenda das doenças cardiovasculares e de lutar por uma saúde melhor do coração - permitindo que as pessoas vivam mais, melhor e com um coração mais saudável, independentemente de quem elas sejam e onde quer que estejam.
Para obter mais informações, visite: www.worldheart.org; www.facebook.com/worldheartfederation e twitter.com/worldheartfed.